A língua sob controle

A língua sob controle 

As palavras que proferimos podem ser poderosamente positivas e transformar vidas ao nosso redor. Com elas podemos exaltar a Deus, incentivar os irmãos, proclamar a verdade, expressar amor e outras formas construtivas. Contudo, ao mesmo tempo são capazes de causar grandes estragos na vida daquele que nos cerca. 

Leia em sua Bíblia: Tg 3.3-12

—  A língua pode edificar ou destruir;

—  Há imagens comparativas usadas por Tiago;

—  Os efeitos da língua sem controle;

—  Ef 4.29-32; 

1 – Use sua língua para adorar a Deus.

—  Deus tem prazer em ouvir os louvores de seus filhos;

—  Declare seu amor ao Senhor; 2 – “Meça as suas palavras”

—  É uma expressão antiga;

—  Ao usarmos erradamente a nossa língua podemos estar cometendo um “homicídio verbal”;

—  São armas de destruição quando carregadas de veneno;

—  A nossa língua precisa de limites; 

3 – use a língua para edificar vidas; 

—  Palavras construtivas que fortalecem e apóiam;

—  Abençoar! Abençoar! Abençoar!

—  1 Ts 5.17; 4 – Ferramentas para controlar a língua Nos próximos dias, reserve algum tempo para desenvolver uma ou mais das seguintes habilidades relacionadas às palavras: 

—  Pv 10.19 declara que: “quem controla a língua  é sensato”. Quanto mais você fala, maior a probabilidade de dizer algo que vá se arrepender mais tarde. Na dúvida, é melhor ficar calado.

—  Pv 17.28 diz: “Até o insensato passará por sábio, se ficar quieto, e, se contiver a língua, parecerá que tem discernimento”. Se você quiser realmente impressionar alguém e convencê-lo de que é sábio, aprenda a praticar o silêncio. Você não precisa participar de toda a conversa. Às vezes, falar pouco já é falar demais.

—  Pv 15.1 nos dá outra dica muito útil. Diz que as nossas palavras devem ser brandas. Discussões equilibradas entre pessoas sérias costumam explodir quando o volume aumenta. Todos nós já vimos isso acontecer. A conversa inicia com palavras suaves e prossegue assim enquanto o assunto é tratado de forma racional. Mas, à medida que o volume aumenta,a razão parece diminuir – e desaparece por completo quando começa a gritaria. Se você for obrigado a participar de uma discussão delicada, siga o conselho das Escrituras: use palavras brandas.

—  É possível saber o que de fato se passa no coração de alguém ouvindo o que sai de sua boca. Se você observar uma pessoa e, depois de algum tempo, concluir que ela tem a boca suja, esteja certo de que o coração é sujo também. Palavras ríspidas podem significar um coração irado. Palavras puras quase sempre indicam um coração puro. E, se as palavras de alguém são sempre encorajadoras, é muito possível que ela tenha um coração transbordante do amor de Cristo. Precisamos ouvir o que sai de nossa boca para descobrir as áreas de nossa vida que Deus deseja transformar.

Deixe um comentário

Ainda sem comentários.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe um comentário

  • Calendário

    • Janeiro 2008
      S T Q Q S S D
       123456
      78910111213
      14151617181920
      21222324252627
      28293031  
  • Pesquisar